1 de fev. de 2012

Fla sofre, mas bate Potosí e vai à fase de grupos da Libertadores

Com gols de Leo Moura e Ronaldinho, Rubro-Negro vence time boliviano por 2 a 0 e estreia dia 15 contra o Lanús, na Argentina

Não foi uma atuação brilhante, nem de encher os olhos. Mas o drible de Ronaldinho Gaúcho por entre as pernas de um zagueiro aos 46 minutos do segundo tempo e o segundo gol da vitória por 2 a 0 sobre o Real Potosí levantaram o Engenhão e a torcida do Flamengo, depois de muito sofrer, festejou a classificação à fase de grupos da Taça Libertadores. Léo Moura marcou o primeiro, na etapa inicial.
O Rubro-Negro avança agora para o Grupo 2 da competição sul-americana e se junta a Emelec-EQU, Olímpia-PAR e Lanús-ARG. Este último será o adversário da estreia no dia 15 de fevereiro na Argentina.
Ronaldinho comemora gol do Flamengo sobre o Real Potosi (Foto: Press 21/Tony Dias)Ronaldinho Gaúcho comemora com a torcida do Flamengo (Foto: Press 21/Tony Dias)



O primeiro tempo mostrou o Flamengo em cima do adversário o tempo todo, buscando o gol com insistência e desperdiçando muitas chances antes de abrir o marcador, aos 39 minutos, em cabeçada de Leo Moura, após cobrança de falta de Ronaldinho da direita. Antes de entrar, a bola desviou nas costas de um zagueiro do time boliviano e enganou o goleiro Lapczyk.
Antes, porém, o Rubro-Negro já havia criado ótimas chances de marcar, praticamente encurralando o adversário, que pouco aparecia no ataque. Aos 10, Deivid, que esteve ameaçado de não jogar por causa de uma ação na Justiça contra o Flamengo, se esticou todo na pequena área, mas não conseguiu alcançar cruzamento de Leo Moura da direita.
leonardo moura flamengo x potosi (Foto: AP)Leo Moura vibra, seguido por Welinton (Foto:AP)
O Flamengo continuou insistindo contra o paredão azul boliviano, com boas jogadas pelas pontas e chutes de longa distância. Como o de Renato, aos 31, que passou à esquerda da trave de Lapczyk. Logo depois, Bottinelli apareceu duas vezes: a primeira aos 32, após tabela muito bonita com Renato e chute à direita do goleiro do Potosí. Três minutos depois o meia argentino acertaria a trave esquerda de Lapczyk e  lamentaria muito a falta de sorte no lance.

Golaço de R10 sela a classificação
A segunda etapa foi bem diferente. O Flamengo perdeu a força ofensiva, e deu espaços para o Potosí ameaçar o gol defendido por Felipe. Mesmo assim, o time carioca conseguia alguns bons lances isolados, como um chute de longa distância desferido por Renato, aos 18 minutos. A melhor chance para a equipe boliviana surgiu aos 32, quando Jiménez subiu completamente livre na área e cabeceou a bola cruzada da direita por Brittes à esquerda de Felipe, que estático ficou só torcendo para ela sair.
Três minutos depois, em outro chute de fora da área, Luiz Antonio ameaçou o gol dos bolivianos. O time rubro-negro errava muitos passes no meio do campo, saídas de bola e ía dando chances ao Potosí avançar. Sorte do Flamengo que o time boliviano não é bom e é violento. Aos 33, Centurion foi expulso e facilitou a vida rubro-negra. Mesmo assim, o segundo gol só surgiu aos 46, num lindo lance de Ronaldinho, que driblou Jiménez com uma caneta e com calma e categoria colocou a bola no canto esquerdo de Lapczyk.
O Potosí ainda tentou buscar um gol para levar a decisão para as penalidades máximas, mas não conseguiu. Festa rubro-negra no Engenhão. Agora a torcida do Flamengo pode dizer que seu time está mesmo na Libertadores.
leonardo moura ronaldinho gaúcho flamengo x potosi (Foto: Tony Dias/Press 21)Leo Moura e Ronaldinho festejam a vitóia e a classificaçõ do Flamengo (Foto: Tony Dias/Press 21)

 

Nenhum comentário: