29 de abr. de 2010

23/09 Terceira semana do desenvolvimento embrionário

A terceira semana do desenvolvimento embrionário, assim como a segunda, também apresenta um mnemônico. Ela é considerada a semana do 3.

Nela, 3 estruturas axiais são formadas: linha primitiva, notocorda e tubo neural; 3 folhetos embrionários são constituídos: ectoderme, mesoderme e endoderme; a mesoderma embrionária se segmenta em 3: mesoderme paraxial (forma somitos), mesoderme intermediária (forma sistema genito-urinário) e mesoderme lateral (forma parede do corpo e derme); as vilosidades coriônicas têm 3 estruturas: citotrofoblasto, sinciciotrofoblasto e eixo conjuntivo.
Na terceira semana ocorre a formação da linha primitiva. São as células do epiblasto que fazem parte de sua formação. A formação da linha primitiva ocorre no sentido cefálico. Sobre a linha há um sulco, o sulco primitivo, através do qual as células migram. Na extremidade cefálica do embrião forma-se o nó primitivo. Com o crescimento da notocorda e do embrião, a linha primitiva regride, porém não no sentido cefálico, e sim no sentido caudal.
Gastrulação
O evento mais importante da terceira semana de desenvolvimento é sem dúvida a formação dos três famosos folhetos embrionários, aqueles mesmos que vemos desde a época de cursinho
Agora que estamos na faculdade, temos que saber muito mais detalhes sobre a gastrulação, que não é tão simples quanto parece, porém não é complicada.
Na gastrulação, ocorre intensa migração celular através da linha primitiva. Temos diferenciação celular e estabelicimento dos eixos corporais. Para tornar mais didático, a professora Patrícia T. fez um colega nossa “gastrular” em plena sala de aula: o escolhido foi o Yorgos. Foi feita uma representação teatral, na qual ele se soltou da linha primitiva, degradando suas junções intercelulares e sua membrana basal.
A endoderme provém de células do epiblasto que se intercalam entre células do hipoblasto. A mesoderme provém do sulco primitivo (formado de epiblasto). A ectoderme provém das células que permaneceram no epiblasto.
Perturbações na gastrulação podem ocasionar problemas para o bebê. Durante a aula, nos foi passada 3 anomalias, descritas a seguir:
  • Teratoma Sacrococcígeo
Quando a linha primitiva permanece na região sacrococcígea. Por serem células pluripotentes, originam tumores contendo várias partes do corpo. Foi dito pela professora que se encontra dentes, cabelo, pedaços de osso, etc… Geralmente é diagnosticado por ultra-sonografia e na maior parte dos casos é benigno. Recomenda-se geralmente cirurgia imediata.
  • Sirenomelia ou disgenesia caudal
Ocorre devido à formação insuficiente de mesoderma na porção caudal do disco embrionário. Como este mesoderma contribui para a formação dos membros inferiores, sistema urogenital e vértebras lombossacrais, o resultado é o aparecimento de anomalias nessas estruturas. Pode estar associado à diabetes gestacional.
  • Evisceração e regressão caudal
Falta de mesoderme na parede abdominal. Em geral, ocorre aborto no primeiro trimestre de gravidez.
  • Acrania e Meroencefalia
É incompartível com a vida. Ocorre devido a falha no fechamento do tubo neural, durante a 4ª semana de desenvolvimento. Não há formação de calvária, e há extensos defeitos na coluna vertebral. É associado com carência de ácido fólico.

Nenhum comentário: